Cuba é a 1ª nação a erradicar a transmissão do HIV e da sífilis de mães para filhos
A Organização Mundial da Saúde declarou nessa terça-feira, 30, que Cuba é a primeira nação do mundo a erradicar a transmissão do HIV e da sífilis de mães para filhos.
A OMS disse que enviou uma delegação internacional para Cuba com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para saber se o país havia cumprido os critérios para o anúncio. No comunicado, a OMS lembrou que, em 2013, só duas crianças nasceram em Cuba com HIV e cinco com sífilis.
“O sucesso de Cuba demonstra que o acesso universal e a cobertura de saúde universal são factíveis e, de fato, cruciais para o sucesso, mesmo diante de desafios intimidantes como o HIV”, disse Carissa Etienne, diretora da Opas, em uma nota.
“Tudo foi possível por nosso sistema social e pela vontade política desde o mais alto nível. Isso permitiu que um país com poucos recursos tenha feito estas conquistas”, disse o ministro cubano Roberto Morales Ojeda.
“Estamos na total disposição de ajudar outros países”, assegurou o titular da Saúde cubana, para comentar que já recebeu solicitações, por exemplo, de países africanos.
As duas entidades entendem que Cuba oferece às suas mulheres o acesso rápido aos cuidados pré-natais, teste de HIV e sífilis e tratamento para mães soropositivas.
Imagens: Divulgação / Fotos de Capa: Site O Que Vi Pelo Mundo
Com informações da Reuters Brasil e Só Notícia Boa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário