RECICLÁVEIS: Serra Talhada recebe mais quatro ciclolix, as bicicletas do Projeto Relix
A SEMAS (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade) entregou nessa quinta-feira (09) mais quatro ciclolix, que são as bicicletas desenvolvidas especialmente para facilitar o recolhimento e transporte de materiais recicláveis. A entrega aconteceu ao lado do galpão da COOPECAMAREST (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Serra Talhada), no Parque de Exposições da cidade.
O prefeito Luciano Duque, o secretário de Meio Ambiente Euclides Ferraz, além de outros secretários e servidores municipais, assim também como os catadores de recicláveis, se reuniram para receber as bicicletas, que agora vão se juntar a primeira que chegou à capital do xaxado em dezembro. O ato contou com a presença da gerente executiva da SEMAS, Vileide Lins, que ainda trouxe kits para os catadores da COOPECAMAREST, com camisetas e bonés para proteção solar, além de bolsa impermeável para carregar lanches e etc..
Euclides Ferraz agradeceu ao projeto Relix, o qual vai facilitar o árduo trabalho desenvolvido pela Cooperativa. “É como muita alegria que recebemos mais estes equipamentos, valiosos no trabalho que estes cooperados realizam diariamente, isso vai ajudar e muito ao município na estruturação do seu plano municipal de resíduos sólidos”, disse Ferraz. O secretário aproveitou para anunciar que a coleta seletiva será estendida para os Bairros do São Cristóvão e IPSEP, ampliando a capacidade de coleta.
“É um trabalho espetacular realizado pela cooperativa, que encontra na educação a grande dificuldade de recolhimento do lixo, uma vez que o destino ainda é inadequado e é por isso que defendo a transversalidade entre as secretarias de meio ambiente e educação, elas precisam caminhar juntas para construir este entendimento, desta forma estaremos garantindo maior participação e melhor atuação dos catadores no recolhimento dos resíduos sólidos”, disse o prefeito Luciano Duque.
O Projeto Relix é um parceria da SEMAS com o SESI e as bicicletas coletoras foram projetadas para ter a capacidade de transportar até meia tonelada de material. Tudo com conforto e segurança para os profissionais que atuam na coleta seletiva. Mais um passo que é dado pelo município para aumentar seu poder de recolhimento de materiais recicláveis. Atualmente a COOPECAMAREST, que reúne cerca de 30 cooperados, recolhem das ruas algo em torno de 60 toneladas de materiais recicláveis por mês, a meta é recolher 100 toneladas e os equipamentos recebidos nesta quinta-feira é mais uma ferramenta que vai ajudar neste intento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário