Foto: Ivo Martins / Reprodução no Facebook |
Após 2 anos e meio da chacina de animais em Caruaru, a cena se repete, desta vez em Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco. No total, 15 animais (10 cães e 5 gatos) foram encontrados mortos possivelmente envenenados já que próximo ao local foi encontrado um saco plástico com uma substância branca. Inclusive, em torno do local também foram encontrados pedaços de carne misturados com a substância. O crime foi cometido na madrugada do último sábado, dia 17, na Avenida da Uva e do Vinho, centro da cidade.
Apesar da denúncia de uma vereadora da cidade à Polícia Civil, nenhum agente compareceu para registrar o ocorrido e até o momento não há informações sobre os autores do crime previsto no artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais, de 1998.
A lei prevê detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar" qualquer tipo de animal. Se houver a morte do bichinho, a pena aumenta até um terço. Quem praticar "experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos" também pode sofrer a mesma condenação.
Em 13 de julho de 2012, 19 animais entre cães e gatos também foram mortos por supostos funcionários do Centro de Controle de Vetores e Zoonoses - CCVZ. O caso tramita no Ministério Público e a ONG União em Defesa e Respeito à Vida Animal - UDERVA e demais defensores dos direitos dos animais ainda cobram por punição aos responsáveis.
Foto: Divulgação / UDERVA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário