quarta-feira, 29 de julho de 2015

Mais de 60% de pessoas com HIV têm idade entre 20 e 39 anos em Petrolina-PE


Enfermeiros recebem a capacitação técnica e operacional em Teste Rápido Diagnóstico para HIV e Teste Rápido de Triagem para Sífilis, Hepatite B e C (Foto: Divulgação/Prefeitura de São João da Barra)Em Petrolina, no Sertão pernambucano, 61,2% das pessoas que foram notificadas com Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) têm idade entre 20 e 39 anos. O levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde é de 2014 e mostra que nesta faixa etária de adultos jovens as relações estão mais ativas e arriscadas.
De acordo com a coordenadora do Programa DST/Aids e Hepatites Virais do município, Raquel Costa, esta é a faixa etária mais comum das pessoas adquirirem as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). “As pessoas banalizam demais a doença. Ela é grave. Nestas idades as pessoas ousam mais.E o desejo de provar tudo”, enfatizou a coordenadora do Programa DST/Aids.
A doença pode ser contraída por relação sexual de todos os tipos sendo elas oral, anal ou vaginal, transmissão vertical (que é de mãe para filho), pelo contato com o sangue e pelo compartilhamento de seringas, por exemplo. Com a evolução dos retrovirais, que são os conhecidos coquetéis para tratamento do HIV, a sobrevida das pessoas com a doença aumentou, porém Raquel destaca que, ainda trata-se de algo que não tem cura.
Nos primeiros seis meses de 2015, o número de pessoas notificadas com a doença também cresceu: foram identificados 46 novos pacientes com HIV/AIDS entre janeiro e junho, 10 a mais do que o mesmo período do ano passado.
Como fazer o teste rápido?
As pessoas que quiserem fazer o teste rápido para o HIV, Sífilis e Hepatite C podem ir até o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Os testes são gratuitos. Como o prédio onde funciona o Centro está em reforma, atualmente o CTA funciona na Rua Padre Fraga, 395, Centro de Petrolina. A previsão é que o CTA retorne para a Secretaria de Saúde ainda este ano.
O atendimento é feito com diagnóstico e exame solicitado pelo médico especialista. Nos casos de resultado positivo para DST, o tratamento acontece com um médico infectologista e acompanhamento com uma equipe de enfermeiro, psicólogo, assistente social e farmacêutico. Além dos testes rápidos, o CTA disponibiliza preservativos, gel lubrificante e material informativo sobre as doenças e as formas de prevenção.
Serviço
Horário de Funcionamento: de 7h30 às 12h e de 14h às 17h
Telefone para contato: (87) 38623206
Amanda FrancoDo G1 Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário