domingo, 30 de agosto de 2015



Programa de monitoramento da CPRH apontou 15 pontos impróprios na área litorânea do Estado.

FolhadePE






As praias do Pina, zona sul do Recife, e de Piedade e Candeias - ambas em Jaboatão dos Guararapes - têm pontos impróprios para banho. É o que aponta o Programa de Monitoramento da Qualidade das Praias de Pernambuco, realizado pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) - a relação, atualizada semanalmente, é divulgada por meio do site do órgão e os dados da última coleta consideram a situação até o dia 3 de setembro.

O ponto inadequado para recreação no mar do bairro do Pina fica na área em frente à rua Comendador Morais com a avenida Engenheiro Antônio de Góes. Já em Piedade, o problema se encontra em frente ao Hospital da Aeronáutica, na avenida Beira Mar; e em frente à rua Miguel Arcanjo com a avenida Beira Mar. Em Candeias,os locais impróprios foram apontados na avenida Bernardo Vieira de Melo, na altura dos números 4799, 5422 e 6476. Barra de Jangada também tem uma área onde o banho não é aconselhado pela CPRH, em frente ao número 10800, na antiga Marina dos Mares.

Em Olinda, a praia dos Milagres - no ponto localizado em frente à praça que leva o mesmo nome - é considerado impróprio, assim na praia do Carmo (em frente à praça João Pessoa) e de Bairro Novo (na avenida Ministro Marcos Freire, número 2039). Em Paulista, a situação é ruim na praia do Janga, em frente à rua Betânia; e de Pau Amarelo, em frente ao forte homônimo. A praia de Jaguaribe, em Itamaracá, também deve ser evitada em frente à rua Santina de Barros; em Pontas de Pedra - Goiana -, na praia do Meio, em frente aos chuveiros públicos. Fecha a lista a praia de Barra de Sirinhaém, em frente ao Loteamento Ondas da Barra.

O programa de monitoramento conta, atualmente, com 50 pontos de amostragem, distribuídos em 11 municípios litorâneos, situados em três regiões geográficas. Na Região Norte: o município de Goiana; na Região Metropolitana do Recife (RMR): os municípios de Itamaracá, Paulista, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca e na Região Sul: os municípios de Sirinhaém, Tamandaré e São José da Coroa Grande.

A classificação das praias está baseada nas normas estabelecidas na Resolução CONAMA nº20/86, em seus artigos 26 e 27, que define padrões de qualidade da água destinada à balneabilidade, ou seja, à recreação de contato primário, que se entende como um contato direto e prolongado com a água para prática de mergulho, natação, esqui-aquático e onde existe a possibilidade de ingestão de quantidades consideráveis de água. Segundo a norma, as águas doces, salobras e salinas, destinadas à recreação de contato primário, podem ser classificadas em quatro categorias: excelente, muito boa, satisfatória ou imprópria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário